12
Fev 09

QUEM FOI CHARLES DARWIN?

Nome: Charles Robert Darwin

Pais: Robert Waring Darwin e Susannah Wedgwood

Nacionalidade: Inglesa

Data de nascimento /morte: 12 Fevereiro 1809 – 19 Abril 1882

Local de nascimento: Shewbury uma cidade situada no oeste de Inglaterra, perto da fronteira o País de Gales.

Local onde viveu: Kent, em Down house 

Local onde está sepultado: Abadia de Westminster, em Londres, em 1882, foi sepultado como uma das figuras científicas mais veneradas do país: "O inglês mais proeminente desde Newton" afirmava o Times.

Profissão: Naturalista

Tempo livre:

  • Em criança: coleccionava espécies com interesse para a história natural que colhia quando deambulava pelos campos ingleses
  • Edimburgo: realização de trabalhos práticos relacionados com a história natural
  • Cambridge: dedicação à história natural e ao divertimento (jogava às cartas e gozava a vida com os seus amigos):
    • entomatologista amador (escaravelhos);
    • estuda invertebrados marinhos 
    • caça de raposas e aves e trocava espécies de história natural com os amigos
  • Kent (sua casa): escreve cartas, visita os amigos, estuda e faz pequenas experiências de história natural na estufa ou no seu gabinete de trabalho.

VIAGENS:

Entre 1831-1836 Charles Darwin realizou uma importante viagem a bordo do navio HMS Beagle que o conduziu a formular a teoria da selecção natural. Essa viagem foi para Darwin o acontecimento mais importante da sua vida. O diário de pesquisa, os registos e as anotações realizadas por Darwin a bordo do Beagle (onde são relatadas as memórias dessa viagem) foram de uma importância fulcral uma vez que o mesmo veio, posteriormente, a utilizar várias das ideias que são indicadas no livro para o desenvolvimento da Teoria da Evolução. A Viagem do Beagle é o título comummente dado ao livro por ele escrito (publicado em 1939) com base no diário de pesquisa, os registos e suas anotações. Cobrindo áreas da biologia, geologia, e antropologia, demonstra o grande poder de observação de Darwin, além de que foi escrito num período em que os europeus ocidentais ainda estavam a descobrir e a explorar o resto do mundo.

 

 

"Sobre a Origem das Espécies através da selecção Natural, ou a Preservação das Raças favorecidas na luta pela Vida".

É, sem dúvida, a obra principal da minha vida”, escreveu Darwin na sua Autobiografia. “Foi desde o início um sucesso estrondoso”. É neste livro que vem formulada a Teoria da Selecção Natural – que explica que todas as espécies vivas foram evoluindo ao longo do tempo a partir de ancestrais comuns através de um processo que ele designou selecção natural. O título completo da obra é: "Sobre a Origem das Espécies através da selecção Natural, ou a Preservação das Raças favorecidas na luta pela Vida". Foi publicado em Londres pela firma John Murray, a 24 de Novembro de 1859. A primeira edição do livro esgotou logo no primeiro dia e com ela teve início uma enorme polémica no domínio público que veio a alastrar a toda a sociedade civil e religiosa.

 

            Hoje comemoram-se os 200 anos do seu nascimento. Estão previstos acontecimentos. Para conheceres o Programa das Comemorações podes consultar os seguintes sites:

 

·         http://www.nhm.ac.uk/nature-online/science-of-natural-history/expeditions-collecting/beagle-voyage/index.html

 

·         http://www.darwin2009.pt

 

publicado por bibliojorgemontemor às 15:20

pesquisar
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28


blogs SAPO
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO